quinta-feira, 2 de julho de 2009

Artigo da Semana - Massa de Manobra™ - Especial Michael Jackson


Bem-vindos(as) caros(as) amigos(as) e estimados(as) leitores(as), iniciamos esse periódico, com o apoio de alguns incentivadores, que acreditam em nosso talento jornalístico e literário, sendo assim, nada mais justo do que iniciar o editorial da semana, com um artigo da recém nomeada coluna "Massa de Manobra", cujo o título, é verdade, é bem sugestivo.



Como é Notícia no mundo todo e não poderíamos deixar de citar aqui, a Morte de Michael Joseph Jackson (Para maiores detalhes clique no link destacado) repercutiu em todo o mundo. Seu falecimento repentino e misterioso, deu, tem dado e ainda dará muito o que falar durante talvez ainda alguns meses, já que a vida de Michael, foi permeada de polêmicas. Isso nos levou a abordar resumidamente, alguns aspectos sobre essa histórica e relevante contribuição artística e musical, desse ícone consagrado internacionalmente pela cultura "Pop".


É fato indiscutível, que o relacionamento conturbado da família Jackson remonta o período infantil do artista. Desde os cinco anos, Michael, (que na época já era parte integrante dos Jackson Five) foi sistematicamente explorado, humilhado e surrado pelo pai, ficando muito provavelmente, traumatizado, devido a servir de exemplo para seus irmãos mais velhos. Isso certamente, trouxe ainda mais ciúmes e revoltas a seus fraternos companheiros de palco, apesar destes também terem sido vítimas, das mesmas agressões paternais.


Não fosse o bastante, depois de tantas violências, morais e físicas, as relações familiares se estremeceram, a tal ponto que, no início da década de 70, Michael lançou-se à carreira solo, tendo um relacionamento quase sempre distante dos seus familiares, à exceção de Janet, sua irmã e de sua "madrinha musical" Diana Ross, que descobriu seu precoce talento e o lançou junto com seu grupo de jovens irmãos. Não por acaso Diana foi a principal testamentária de "MJ", tendo sido indicada para ser responsável por bens, direitos autorais e ações que compõe um fundo familiar, que sustentará a família Jackson. A amiga de longa data do pequeno prodígio, e do então já modificado grupo, The Jacksons, ao saber da notícia, disse que se sentiu honrada e supresa, inclusive por ter sido indicada como tutora dos descendentes e legítimos herdeiros, do aclamado autor de "Thriller", caso a guarda dos seus filhos, não pudesse ficar com Katherine Jackson, mãe do cantor. As únicas exceções, que ficaram de fora, da generosa herança do "Rei do Pop" foram Debbie Rowe, sua "ex-mulher" e o pai Joseph Jackson, este por razões, óbvias, segundo declarações do próprio astro pop.


Mesmo depois de ter emplacado álbuns de sucesso, desde o início da carreira, como "Got To Be There" (1971), "Ben" (1972), "Music & Me" (1973) e "Forever, Michael" (1975), o "Rei do Pop" continuou brilhando depois de adulto, lançou, "Off the wall", em 1979, "Thriller" em 1982, álbum que o consagrou, "Bad" em 87 e Dangerous em 1992.

Entretanto em 1993, teve sua carreira ofuscada pela grave acusação de abusar sexualmente de um menor. Isto certamente, o deixou resignado, após sofrer inclusive, o constrangimento de ser preso, mas foi solto, logo após o pagamento de fiança.

Mesmo sofrendo processos na justiça a Sony Music, numa tentativa de resgatar a boa imagem do cantor, compositor, dançarino, produtor e empresário, lançou ainda em 1995, o álbum, History: Past, Present and Future, uma coletânea com antigos sucessos e com músicas inéditas, desde o escândalo envolvendo o bem sucedido cantor.


Após sua absolvição, voltou triunfante, e teria emplacado novamente, vários sucessos internacionais, se não fosse pelo fato do lançamento de seu novo CD "Invencible" ter sido lançado, um dia antes do onze de setembro de 2001. Apesar disso, o álbum estreou no primeiro lugar entre os mais vendidos em treze países, incluindo os próprios EUA, Inglaterra, Austrália e França. O lançamento de Invincible foi seguido pelos compactos de "Butterflies" na América e de "Cry" na Europa, Ásia e Oceania, conseguindo atingir a impressionante marca de 750 milhões de discos no total de sua incrível discografia, superando inclusive, marcas de vendagem, tanto de Elvis Presley quanto de John Lennon. Todas essas ilustres personalidades, são ou eram de famílias protestantes, originariamente, cantores que foram contagiados (contaminados) pelo sucesso, infelizmente com Michael Jackson, não foi diferente, ele foi mais uma pobre alma que foi embora e adormeceu sem o nosso Senhor Jesus...

Apesar desse incrível legado, da contribuição ímpar que impactou a world music contemporânea, e do estilo único de dançar, que influenciou gerações através do famoso passo "moonwalk", a memória e a figura de Michael Jackson continuam sendo ridicularizadas, devido aos seus problemáticos históricos de saúde, que alguns afirmam, eram decorrentes de uma rara manifestação de Vitiligo, acrescentem-se a isso, outras desordens de cunho psicológico, de uma patologia, para muitos desconhecida, chamada Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), que pode provocar quadros depressivos graves resultando em incapacitação ocupacional e social. Consiste em uma acentuada insatisfação do paciente pelo seu corpo, associada a um profundo sentimento de vergonha quando se sente observado por outras pessoas, pois se julga muito feio ou deformado.


Observe a última da internet e lamente-se com a banalização das tragédias, ou dependendo do seu senso de humor negro, divirta-se, embora soe morbidamente engraçado (nesse nosso país onde o racismo é crime inafiançável e a hipocrisia anda à solta... Quem sabe amanhã, não façam uma montagem, ou mesmo uma piada com o atentado do 11 de setembro, ou com os acidentes aéreos brasileiros, da TAM, da GOL, do Air France, é possível ainda, até mesmo que ano que vem, as vítimas fatais da gripe suína, virem samba enredo de carnaval, vai uma máscara descartável, aí?)...






Fonte:


http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/holofotes/12295/CONFIRA-A-DISCOGRAFIA-DE-MICHAEL-JACKSON.pnhtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2009/michaeljackson/

http://forum.jogos.uol.com.br/_p_lastpost_5343102_54

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090628155607AASN5hg