quinta-feira, 16 de julho de 2009

Emerson e os Policiais Militares


"Segurança para todos"
(Slogan da Polícia Militar do Estado do Pará)

Boa quinta-feira, para todos!

Mais uma vez, Belém do Pará, tornou-se manchete nacional:

"Policiais Militares Assassinam Doente Mental"!

(Até rimou... como diria minha amiga Roselena Peres)

Segundo o que se tem notícia é que, Emerson Willices Cruz Freitas, de 37 anos estava transitando tranquilamente pela Pedro Miranda com a Perebebuí, na periferia de Belém, portando nada mais do que um rádio portátil.

Em dado momento, este foi parado por uma viatura que "gentilmente" lhe abordou, com uma arma apontada em sua direção. Emerson, que era esquizofrênico, mas não louco, justificadamente indefeso e extremamente preocupado com a possibilidade de levar um tiro, levantou a camisa, tentando mostrar que portava somente um walkman.

O ato "brusco", segundo os policiais, custou sua vida.

Emerson, ao realizar o movimento, levou um tiro no peito e, desesperado com a reação dos policiais militares, tentou correr, mas foi rapidamente executado por uma bala de fuzil, de um dos policiais.

Estavam presentes na guarnição, os principais supeitos: O tenente Jairson Rosa Vaz, o cabo Carlos Renato Silva de Oliveira e o soldado Genilson da Silva Costa.


De acordo com testemunhas, os policiais ao perceberem que tratava-se de um "equívoco", mudaram a cena do crime e apresentaram uma arma, alegando os policiais, que era de propriedade do "elemento".

A família, desolada, ficou surpresa e perplexa, ante à "fatalidade".

Célia Maria Cruz Freitas, mãe de Emerson, desabafou em tom de revolta:

- É uma tragédia que qualquer mãe não estava esperando. Eu quero Justiça !

...

Imagino, eu, um cidadão comum, "normal" e anônimo também, como não ficaria, apreensivo. Afinal, quando se trata de polícia, infelizmente, o sentimento é de medo, descrédito e incredulidade.

São todos? Não. Mas a maioria que me abordou foi para pedir suborno ou praticar extorsão de alguma forma.

Malfadadas experiências à parte, o fato é que a esquizofrenia, é uma doença antiga, conceituada, conforme o wikipedia:

A esquizofrenia (do grego σχιζοφρενία; σχίζειν, "dividir", e φρήν, "mente") é uma doença mental grave que se carateriza classicamente por uma colecção de sintomas, entre os quais avultam alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas), delírios e embotamento emocional com perda de contacto com a realidade, podendo causar um disfuncionamento social crônico.

É hoje encarada não como uma doença única mas sim como um grupo de patologias, atingindo todas as classes sociais e grupos humanos.

Será que Emerson, reconheceu algum esquizofrênico na viatura, por isso correu?

Emerson era pertubado, mas não louco, e tampouco burro. Sabia que corria risco de vida. Aliás, com essa turma uniformizada e investida de "justiça" à solta por aí... todos nós corremos...

Cuidado! Se for abordado por uma viatura, deixe que eles levem tudo, não se mexa, não respire, diferente da "marginalidade", eles ainda podem dizer que o bandido era você.

Um forte abraço aos Verdadeiros Policiais e o desejo de condolências à Família vitimada.