segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O STF e Intervenção Federal no Pará

A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional de Agricultura, protocolou recentemente, um pedido de intervenção federal, no Superior Tribunal Federal. Segundo informações disponibilizadas pela mídia, "A briga entre a senadora e governo do estado começou há vários meses e pode estar próxima de um fim".

Há quem diga que a governadora do estado do Pará tem simpatias e afinidades políticas com o MST e por isso, não estaria obedecendo mais de 100 ordens judiciais de reintegração de posse em benefício de empresários do agronegócios (entenda-se fazendeiros ou latifundiários).

Mais um fato interessante, que chama atenção, é que é público e notório que muitos dos proprietários de terras do sul do Pará, são baianos, maranhenses, goianos, matogrossenses, gaúchos, paulistas e "até mesmo" tocantinenses. Será que isso tem alguma coisa haver com os slogans do governo? "Pará - Uma terra para Todos" ou "Pará - Terra de Direitos", e mais recentemente "Pará - Governo Popular"... Esqueceram de complementar, que o povo dos paraenses, é que deveria ser beneficiado, de fato, com o fomento do agronegócio e com o desenvolvimento da infra-estrutura, na região sul do estado do Pará.

Nada tenho nada contra os fazendeiros de outros estados, aliás, vivemos num país capitalista e cuja democracia garante a liberdade de ir e vir, mas aonde está o crescimento regional sustentável? E os benefícios do crescimento econômico, local, para nossos conterrâneos?

De todas as curiosidades uma que urge salientar é fato de que a senadora Kátia Abreu, é do DEM-TO, isto é, de partido oposicionista ao PT e ainda é de outro estado, obviamente, de Tocantins.

Ao ministro Gilmar Mendes, além da intervenção no Pará, a senadora quer limitar o trabalho da Ouvidoria Agrária Nacional, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, que tem feito inúmeros pedidos de suspensão de ordens de reintegração de posse. Para a senadora, a Ouvidoria está extrapolando suas competências, ao atuar judicialmente em nome da União, algo que caberia apenas à Advocacia Geral da União (AGU)*. Que interesses escusos tem essa senadora? E quais interesses ela está defendendo? Será que ela está realmente interessada em agir em defesa do bem-estar coletivo e da supremacia do interesse público?

Mais uma vez reitero, não tenho nada contra nossos irmãos nacionais, mas você já imaginou viver num local, repleto de pessoas que nada tem haver com nossa cultura e costumes? Seria no mínimo estranho. E de fato, já é. Procure visitar, Xinguara, Redenção, Rio Maria, Santana do Araguaia... É praticamente um outro mundo, quase que totalmente diferente de nossa realidade metropolitana.

Aonde estão os incentivos do estado para a propagação da cultura regional? E por que não temos mais indústrias, fábricas e usinas para a agregação de valores de produtos produzidos aqui no Pará? Muitos hão de falar que não temos mão de obra qualificada. Mas aonde está a responsabilidade social? Aonde estão os investimentos na educação e na saúde que ainda sucumbem tanto na capital quanto no interior? Até quando iremos ser tratados como colônia?

Até quando seremos meros expectadores dessa riqueza tão vasta da flora e da fauna amazônica, que serve de matéria prima para cosméticos e gêneros alimentícios, que quase sempre são explorados por empresários de outros estados? Acrescente a isso a biopirataria, divulgada quase sempre na TV... De que forma se pode criar esperança e gerar mais emprego e renda, num cenário desfavorável como este?

A excelentíssima governadora Ana Júlia que me perdoe, mas esta tem reagido muito mal em relação às críticas, e talvez até de forma mais negligente, que alguns de seus piores sucessores, que segundo consta, ainda desfrutam de muito prestígio, pelas casas legislativas desse enorme Brasil.

Que diga o hino criado pelo grupo Mosaico de Ravena:

"... Região Norte, ferida aberta pelo
progresso, sugada pelos sulistas e
amputada pela consciência nacional..."

Fonte:
*http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=64848