segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Caixa Preta da Assembléia Legislativa do Estado do Pará



Em matéria veiculada no Jornal "O Liberal" em 06 de setembro de 2009, no caderno "Poder", a repórter, Keyla Ferreira, corajosamente abordou na manchete "Contas da Assembléia são um mistério", a sigilosa destinação dos 16 milhões de reais (em média) da Assembléia Legislativa do Estado do Pará em relação aos seus 41 deputados estaduais.

O mais surpreendente de tudo, não é a incrível capacidade de ocultar atos secretos por parte de nossos parlamentares, mas sim do uso do dinheiro público. Pelo que me consta a transparência deveria ser uma obrigação dos nossos políticos e não uma "esmola informativa" miseravelmente dada aos cidadãos.

A não revelação dos gastos públicos, por parte dos "representantes do nosso povo paraense", torna a população alheia às boas ou más aplicações do dinheiro público. Quais parlamentares têm interesse nisso?

Regina Barata, líder da bancada do PT/PA, protocolou por meio de requerimento, um pedido de transparência na Assembléia Legislativa Paraense. Mas como esclarecer decisões de uma casa "extremamente monocrática e unilateralista"? conforme o deputado Adamor Aires PR/PA.

A deputada pestista afirmou que o Domingos Juvenil (PMDB/PA), presidente da ALEPA, não a intimidará. Mas por que a parlamentar disse isso? Teria tão louvável proposta, resistência por parte desta presidência?

Se fala até em "Kit deputado", com veículos de luxo, aparelhos celular e laptops. Muito boa essa profissão. Melhor do que isso só sendo jornalista e atirador de sapatos no Oriente Médio.

Arnaldo Jordy - PPS/PA, informa ter peticionado no Tribunal de Contas do Estado do Pará acesso às contas não só do Legislativo como do Executivo. Até o momento da reportagem não obteve resposta.

A distribuição desigual de "Kits-deputados", entre versões luxuosas em detrimento de versões mais populares, demonstram que as diferenças na Assembléia Legislativa do Estado, não são só Político-partidárias.

Não obstante, o absurdo e vergonhoso comportamento de alguns de nossos próprios políticos, ainda somos obrigados a escutar piadas, trocadas entre tais parlamentares, quando da suposta proposta de troca do luxuoso "kit-deputado" de Domingos Juvenil, presidente da ALEPA, pelo "Kit-deputado" popular (versão bem mais modesta), recebido pela deputada Regina Barata.

Além de tudo isso, segundo a reportagem, uns tem mais acesso ao "cofre" da Assembléia e gastam o suficiente para justificar o orçamento exorbitante da Casa, enquanto outros reclamam de dificuldades para exercerem o seu trabalho.

Quer dizer, segundo o que concluímos de tal matéria: quem quer realmente trabalhar pelo povo é acuado por interesses escusos e impedido por preferências, que numa gestão séria, jamais poderiam prevalecer. Enquanto que outros gozam de privilégios, pelo fato de simplesmente terem prestígio e influência política.

Recursos da Assembléia Legislativa do Estado do Pará...

A quem interessa ocultar dados tão importantes?

Fica a pergunta no ar.