quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vital Lima - Artigo Especial de Aniversário

Conforme dita o próprio realese autobiográfico da nossa Personalidade da Semana: Euclides Vital Porto Lima... Tudo começou em São Domingos do Capim!

Figura musical simpatissíssima. Participou do 1º Festival de Música e Poesia Universitária, em Belém do Pará, tendo como intérprete Maria de Fátima Moura Palha de Figueiredo, mais conhecida atualmente como, Fafá de Belém. Na oportunidade, conheceu o poeta Hermínio Bello de Carvalho, que selecionou sua primeira música registrada em Disco: Rock'n Roll, música integrante do repertório apresentado ao público do Rio de Janeiro, por Marlene, no espetáculo "Te Pego Pela Palavra".

Em 1978, Vital lançou o disco 'Pastores da Noite' (Coletânea de músicas, de parcerias compostas com o poeta e então produtor musical, Hermínio Bello de Carvalho). A partir de então, tornou-se oficialmente, cantor e compositor.

Em 1980, gravou o LP 'Cheganças' e sua música 'Arisco' foi classificada para o Festival MPB-80 da Rede Globo.

Em julho de 1984, vence o Festival Regional da Canção Popular de Cascavel (PR) com a música Vale a Pena.

No ano de 1985, ao lado de Nilson Chaves, alcançou o sucesso com o disco chamado 'Interior', com várias músicas, que em 1986 "estouraram" no norte do país.

Em 1990, gravou o LP 'Vital', registrando suas novas composições em lançamento do selo 'Outrosbrasis'.

Em 1992, dividiu com Nilson Chaves a concepção e interpretação da obra do compositor amazônico Waldemar Henrique no LP 'Waldemar' que, relançado comercialmente em CD em 1994, foi considerado um dos dez melhores lançamentos do ano pela crítica do jornal 'O Globo' do Rio de Janeiro.

Em 1997, Vital Lima produziu novamente com a gravadora Outrosbrasis o CD 'Chão do Caminho', coletânea remasterizada de seus trabalhos lançados em vinil. Nele também duas músicas inéditas cantadas pelo artista: "Leopardo" e "Chão do Caminho" que titulava o CD.

Já em 2000 após a participação especial num show de Leila Pinheiro no Rival, Vital voltou a cantar. O Bar Saideira e o Espaço cultural Correia Lima, ambos no Rio de Janeiro e um show em Belém realizaram o retorno.

Em maio de 2001, uma surpresa aguardava Vital Lima em Belém. Através de um projeto idealizado e dirigido pela fã Vanja Lima, nasceu uma das experiências mais emocionantes de toda a vida do cantor (segundo ele próprio). Um show, batizado 'Canto Vital', reuniu 16 cantores/cantoras paraenses no Teatro Margarida Schiwazzapa, em Belém, repassando muitas das canções que ele fizera (sozinho ou com algum parceiro querido) em comemoração aos seus 25 anos de carreira. Foi gravado ao vivo e o CD lançado em 2002.

Em agosto de 2004, gravou o CD 'Das coisas simples da vida', com músicos paraenses (Adelbert Carneiro, Edivaldo Cavalcante, Marcio Jardim, Edgar Matos, Esdras de Souza, Luiz Pardal e Delclay de Souza) e produção de Marco André. Idan Góes administrando a execução de um projeto pensado e realizado com muito carinho.

Vital, percorreu vários estados através do Projeto Pixinguinha, ao lado de outros grandes artistas. Teve algum tempo depois, a oportunidade de dividir o palco também, com Emílio Santiago.

O artista também compõe para peças de teatro, destacando-se as trilhas das peças “O cândido Chico Xavier' e 'Bonequinha de Pano', de Ziraldo, estrelada por Zezé Fassina, sobre letras de Jamil Damous e do próprio Ziraldo. O trabalho recebeu o prêmio 'Maria Clara Machado' de Melhor canção/trilha de Teatro Infantil de 2003, concedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Discografia:

Das coisas simples da vida - 2004, • CD
Canto Vital - 2002 • CD
Chão do caminho - 1997, Outros Brasis • CD
Waldemar - 1994, Outros Brasis. Nilson Chaves e Vital Lima • CD
Vital - 1990, Outros Brasis • CD
Interior - 1986, Visom. Nilson Chaves e Vital Lima • Vinil
Cheganças - 1980, Tapecar • Vinil
Pastores da noite - 1978, Tapecar • Vinil

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vital_Lima

Site Oficial:
http://www.vitallima.com/

Vital Lima, que nesta quinta feira, dia 23/07, completa mais um ano de vida, sem dúvida, merece vida longa, saúde, prosperidade, paz, amor, felicidade e sucesso sempre, além é claro, dos nossos mais orgulhosos Parabéns!