quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Hidelbrando Pascoal e a Motoserra

Quando o assunto ambientalista em voga deveria ser o desmatamento da Amazônia, ressurgiu diretamente do Acre, a desqualificação da ferramenta "motoserra", como arma de crime. Explico:

Hidelbrando Pascoal, condenado a mais de 80 anos de prisão por dois homicídios, tráfico internacional de drogas, formação de quadrilha e crimes eleitorais e financeiros, prestou depoimento nesta semana, dia 22/09/2009 (terça-feira), alegando em sua defesa que, a arma do crime que basicamente causou "olhos perfurados, braços, pernas e pênis amputados, além de um prego cravado na testa de umas de suas supostas e extensas vítimas", foi realizada com um facão e não por uma motoserra. Então por que discutir com o homem, que aparentemente é um "especialista" no assunto, minha gente?

Ademais a barbárie relatada no caso de Hidelbrando, sabiamente, sua defesa reponsabilizou o ex-vereador Alípio Ferreira, já falecido, pela sessão de tortura e assassinato do mecânico Agilson Santos Firmino, o "Baiano", em 3 de julho de 1996.

Como diz o ditado popular, "filho de peixe... peixinho é" e "dize-me com quem andas e te direis quem és", além de Hildebrando, são julgados Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Neto (irmão de Hildebrando), Alex Fernandes Barros (sargento da Polícia Militar) e Adão Libório de Albuquerque (servidor público municipal). Foram segundo o veredicto dado, considerados inocentes, nesta quinta-feira (24/09/2009).

Fato é que o coronel reformado da Polícia Militar Hildebrando Pascoal (ex-DEM), afirmou que não conhecia Baiano e disse ser vítima de uma armação por parte de seus adversários. "Sou vítima das mais sórdidas e mentirosas campanhas na história deste país."

Pior do que isso, só mesmo a acusação contra o ex-presidente Fernando Collor de Melo...

Hildebrando ainda atacou o Ministério Público ao dizer que as provas contra ele foram forjadas.

Segundo o Ministério Público, o que motivou Hildebrando a matar Baiano (e a ordenar a morte do filho dele) foi o assassinato de um irmão do então deputado, Itamar. Diga-se de passagem que o filho de Baiano, na época, tinha apenas 13 anos.

Entrementes os detalhes das audiências, dos depoimentos e do resultado do julgamento, que condenou Hidelbrando "motossera" a 18 anos de prisão, uma triste percepção importante a qual chegamos é que, ele ainda assusta os moradores do Estado do Acre, por entre outras coisas, ser acusado de fazer parte de um esquadrão da morte.

Ainda segundo o procurador Samy Barbosa Lopes, coordenador do grupo de combate ao crime organizado do Ministério Público Estadual do Acre: "Era uma espécie de assinatura do grupo: corpos decepados, mutilados, jogados no meio da rua".

Três dos 25 pré-selecionados para o Tribunal do Júri pediram para não participar do julgamento, temendo represálias. Os jurados estão hospedados em dois hotéis no centro da capital, sob escolta policial.

O esquema de segurança também foi reforçado --cerca de cem policiais civis, militares e federais, segundo o Tribunal de Justiça, vigiam o Fórum Barão de Rio Branco.

Com diversos crimes como esses, com requintes de crueldade, qualquer cidadão do mundo, se sentiria amedrontado, e causaria inveja inclusive a personagens como "Jason" Voorhees, Freddy Krueger, Leatherface, (Edward Theodore Gein), Norman Bates (Psicose) e Jonathan Kramer (Jigsaw).

Quem sabe John Stockwell, não venha fazer a continuação de "Turistas 2", depois deste julgamento e Quentin Tarantino, também não venha se inspirar a fazer o novo roteiro de o "Albergue 3"?