quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mestre Verequete - Artigo Especial de Aniversário


Hoje, no Dia Municipal do Carimbó (26 de agosto), Mestre Verequete é o grande homenageado da noite, na Praça Waldemar Henrique. Neste mesmo dia o grande mestre do carimbó completa 93 anos. A festa de homenagem começa às 19h e faz parte da programação da Semana do Folclore, que iniciou no último sábado (22) e prosseguirá até domingo (30). Mestre Verequete estará presente apresentando alguns de seus sucessos e recebendo os parabéns do público.

Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, nasceu na localidade de Careca, próximo à Vila de Quatipuru, em Bragança (PA), em 1916. Aos 93 anos, tem 12 discos gravados e é a maior expressão artística do carimbó do Pará. O nome Verequete vem do tempo em que trabalhou na Base Aérea de Belém e, durante visita a um culto afro religioso, teve seu grande sucesso "Chama Verequete" cantado por um pai de santo.

Na noite desta quarta-feira, Mestre Verequete deverá apresentar alguns de seus sucessos que foram responsáveis pelo reconhecimento do público ao ritmo exclusivamente paraense e que agora é tema da campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro".

Neste processo de reconhecimento do carimbó, Verequete exerceu o grande papel de trazer em sua mensagem musical elementos da cultura tradicional reelaborados para um contexto urbano através de suas apresentações com o também tradicional Grupo Uirapuru, uma das atrações da noite.

A festa iniciará com a apresentação do Vídeo "Chama Verequete", de Luis Arnaldo Campos e Rogério Parreira e aborda de forma poética a vida do mestre. A noite de homenagens seguirá com apresentação da bateria da Embaixada de Samba do Império Pedreirense, que já apresentou Mestre Verequete como um de seus enredos.

Ele é considerado o "rei dos tambores", e sua história com o carimbó começou ainda na infância, ao acompanhar o pai em brincadeiras como boi bumbá. Com o tempo, o menino registrado como Augusto Gomes Rodrigues, nascido em 26 de agosto de 1916 no município de Bragança, nordeste paraense, acabou ganhando fama e respeito com o apelido de Verequete, o Mestre Verequete, que neste ano completa 93 anos de uma vida dedicada a difundir o folclore paraense pelo mundo.

Verdadeiro ícone da cultura paraense, Mestre Verequete já levou suas músicas a muitos lugares. Sua história virou filme, com o título de "Chama Verequete" - nome de uma de suas músicas mais conhecidas -, ganhador do Kikito de Ouro na categoria curta metragem no Festival de Gramado, um dos mais reconhecidos festivais de cinema do país. Em Brasília, Verequete recebeu do governo federal o título de Comendador da República.

Ao longo da carreira, ele já gravou dez discos e quatro CDs. Uma produção que lhe concedeu o Prêmio de Culturas Populares Mestre Humberto Maracanã, concedido pelo Ministério da Cultura.

A festa é uma resposta à contribuição do Mestre à música local, com a valorização do carimbó, ritmo que reúne heranças indígenas, africanas e dos colonizadores da Amazônia. Foi Mestre Verequete um dos primeiros divulgadores do carimbó nos subúrbios da capital Belém, na nova fase da Música Popular Paraense, e quem despertou o interesse dos meios de comunicação de massa para o ritmo.O lançamento da coleção Verequete: o Rei dos Tambores, que irá popularizar ainda mais a obra do compositor, também será marcada por um grande show com Mestre Verequete e músicos convidados. Além disso já está disponível uma coletânea que é composta por uma caixa com o CD “Verequete é o Rei”, o DVD com o filme “Chama Verequete” e o livro “Som dos Tambores”.

Extraído e adaptado da Agência Pará e Overmundo.

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=49945


Utilidade Pública:
A seguir, a programação cultural de agosto:

Domingo, dia 2
17h30 - Mestre Verequete e Grupo de Carimbó
Terça-feira, dia 4
18h - Programa Timbres - Quarteto Maestoso
Quinta-feira, dia 6
16h30 - Apresentação de Dança Escola Clara Pinto
Domingo, dia 9
17h30 - Grupo Parafolclórico Paranativo
Domingo, dia 16
17h30 - Grupo Parafolclórico Uirapuru
Sábado, dia 22 - Dia Nacional do Folclore
17h30 - Grupo Parafolclórico Os Baioaras
Domingo, dia 23
17h30 - Grupo Parafolclórico Tribo dos Carajás
Domingo, dia 31
17h30 - Grupo de Expressão Folclórica Charme Caboclo

Salve! Este grande mestre da Cultura Popular Paraense! Saúde, Reconhecimento, Respeito, Dignidade, Prosperidade, e Sucesso hoje e Sempre!